Notice: Undefined index: consulta in /home/storage/8/7d/ed/sinpolacre/public_html/noticias.php on line 2

Notice: Undefined index: filtro in /home/storage/8/7d/ed/sinpolacre/public_html/noticias.php on line 29

Notice: Undefined index: pesquisa in /home/storage/8/7d/ed/sinpolacre/public_html/noticias.php on line 30

Notice: Undefined index: pagina in /home/storage/8/7d/ed/sinpolacre/public_html/noticias.php on line 31

Notice: Undefined variable: w_caminho in /home/storage/8/7d/ed/sinpolacre/public_html/noticias.php on line 42

Sinpol/AC participa de agenda da Cobrapol em Brasília

A Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (SINPOL/AC), representada por seu presidente Tibério Cesar da Costa, pela tesoureira Ana Tavares e pelo diretor sindical Gerlomar Nunes, cumpriu, no último final de semana, agenda convocada pela Confederação Brasileira de Servidores Policiais Civis (Cobrapol), em Brasília.

Na sexta-feira (25), a diretoria participou do 1º Encontro Nacional de Diretores Jurídicos das Entidades Filiadas da Cobrapol (COBRAJUR), onde foi deliberado que as entidades filiadas formassem um banco de jurisprudências relativas à carreira Policial Civil para utilização nos demais sindicatos do Brasil. O presidente do SINPOL/AC destacou a importância da formação deste banco de dados, que “facilitará a resolução de demandas judiciais dos servidores de cada Estado, alicerçando-se naquilo que já foi analisado e vencido judicialmente em outra unidade da Federação”, explica Tibério.

Já no sábado (26) e no domingo (27), a diretoria participou do Congresso Nacional Extraordinário da Cobrapol e suas entidades filiadas, que teve o intuito de debater e deliberar sobre quatro pautas extremamente importantes para a Polícia Civil de todo o Brasil: Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (L.O.N.P.C); Unificação das Polícias; Ciclo Completo da atividade policial e Reforma da Previdência. Ainda, na oportunidade, foi incluída na agenda do Congresso a discussão e deliberação sobre a necessidade de futuras alterações estatutárias. 

Para o presidente da Cobrapol, André Luiz Gutierrez, a agenda nacional é fundamental para fortalecer e valorizar a categoria, principalmente em virtude do momento vivenciado, onde os temas tratados no Congresso são pautas recorrentes pela nova equipe de Segurança Pública e Econômica do Governo Federal.  “É um momento para que possamos defender nossas reivindicações e as inadiáveis mudanças que precisam ser feitas no modelo de segurança pública nacional, de modo que seja mais eficiente na defesa da sociedade, e isso passa, necessariamente, pela valorização de nossos trabalhadores policiais civis e pelo resgate e fortalecimento de nossa instituição, a Polícia Civil”, disse Gutierrez.

Segundo o presidente do SINPOL/AC, Tibério César da Costa, as pautas debatidas e deliberadas durante o congresso são de extrema importância para que os direitos da Polícia Civil, em âmbito nacional, sejam garantidos. “Como foi deliberado, a Cobrapol, entidade que nos representa a nível nacional, vai continuar batalhando para que os policiais civis tenham um regime de previdência diferenciado e para que sejam mantidas algumas garantias, dentre elas a paridade e integralidade da aposentadoria policial. É nisso que estamos trabalhando e vamos continuar nesta luta, sem medir esforços, até conseguir”, afirma o presidente do SINPOL/AC.

Vale ressaltar, ainda de acordo com o presidente Tibério César da Costa, que a Unificação das Polícias e o Ciclo Completo da atividade policial são inevitáveis e vão acontecer antes mesmo do que imaginamos. “O importante neste momento é que a Polícia Civil, sua base e seus representantes, estejam inseridos neste debate, visando principalmente, evitar que tenhamos que aceitar acordos pouco favoráveis a nossa carreira, feitos por representantes de outras instituições ligadas à segurança pública, que, na maioria das vezes, desconhecem nossa realidade e reais necessidades da Polícia Civil dos Estados”, finalizou o presidente.