O SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DO ACRE – SINPOL/ ACRE, fundado em 16 de outubro de 1991, com sede no Município de Rio Branco, Capital do Estado do Acre, tem sua base territorial em todo o Estado do Acre, com personalidade jurídica de direito privado de duração indeterminada. Foi constituído com a finalidade de coordenação, representação, proteção e defesa da categoria Policia Civil, atendendo o que dispõe o art. 8º da Constituição Federal.

 Hoje a busca do fortalecimento e unidade das categorias e também a valorização e respeito à dignidade do policial e da instituição Polícia Civil é uma das metas do SINPOL/AC.

 Em sua trajetória de quase 24 anos, sempre se mostrou combativo junto aos interesses do servidor policial, buscando o fortalecimento e unidade da categoria e também a valorização e respeito da instituição Polícia Civil. No ano de 2009 vários erros no processo negocial com o Governo acarretaram na aprovação de um PCCR pernicioso que não só alterou a tabela de vencimentos prejudicando a evolução na carreira dos servidores, como também prejudicou aposentadorias, promoções, progressões e titulação. Além disso, nem de longe a Lei nº 2.250/2009 conseguiu instituir meritocracia pretendida à carreira dos servidores que a cada ano passavam a sentir-se mais desvalorizados e desmotivados.

 No dia 03 de junho de 2011 foi empossado à Presidência deste Sindicato o Agente de Polícia Civil – Itamir Alisson Neves de Lima que junto a sua Diretoria elegeu-se com o objetivo de “resgatar a dignidade e a valorização dos servidores policiais”, corrigindo as distorções advindas do PCCR de 2009 e buscando elevar a autoestima dos policiais.

 Desde sua fundação nosso sindicato não possuía Registro Sindical (a “certidão de nascimento” da entidade), documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que  assegura não só o território de atuação do Sindicato, mas também a categoria que representa, legitimando-o a presentação e defesa dos policiais junto aos Poderes Estatais. No ano de 2004 fora iniciado pela Diretoria de Maurício Buriti o processo para aquisição do Registro, todavia tal processo apresentava diversas irregularidades na documentação acostada, sendo necessário já no ano de 2012 apresentar nova documentação fazendo movimentar o processo, que finalizou no ano de 2013 com a publicação e expedição de nosso Registro Sindical.

  Após cumprido mandato de três anos, nova diretoria presidida por Itamir Lima reelegeu-se para novo mandato à frente da entidade que se estenderá até o ano de 2017.

 Combativo na defesa dos direitos e interesses da categoria dos policiais civis, e com o apoio da classe policial civil e das entidades superiores a quem somos filiadas, quais sejam, FEPOLNORTE, COBRAPOL e FORÇA SINDICAL, o SINPOL-AC tem se mostrado um sindicato aguerrido, imprimindo uma nova feição ao sindicalismo acreano, pautado em ações responsáveis e coerente aos interesses da classe policial, da instituição polícia civil e da sociedade como um todo.