Diretoria do SINPOL/AC participa de reunião com representantes classistas na Aleac

21/08/2023 21/08/2023 12:09 289 visualizações

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (SINPOL/AC), a convite do Deputado Estadual Arlenilson Cunha (PL), que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), juntamente com os Deputados Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) e Gene Diniz (Republicanos), participou na última quinta-feira (17) de reunião dos representantes classistas das forças de segurança pública do Acre.

Na oportunidade, diversos temas foram discutidos, dentre eles, os últimos acontecimentos envolvendo operadores da segurança pública, que ensejaram movimentações na Aleac, visando apresentar PL proibindo o uso de arma de fogo por agentes de segurança pública, fora de serviço, em ambientes festivos.

Após debate sobre o tema, os participantes avaliaram necessária a criação de um grupo de trabalho com todos os representantes de classe da segurança pública, visando promover a união entre as categorias em defesa de temas pertinentes aos agentes da segurança.

“É de crucial importância a construção da união entre as categorias que operam a segurança pública do nosso Estado. Bem sabemos que existem pautas que são especificas de cada força, mas no que tange a garantir os direitos dos servidores da segurança pública, temos o mesmo interesse”, disse o presidente do SINPOL/AC, Rafael Diniz, em seu momento de fala durante a reunião.

O SINPOL/AC, na defesa dos direitos da categoria a qual representa, considera que é direito e prerrogativa do operador de segurança, conforme prevê a Lei Federal 10.826 do Estatuto do Desarmamento, portar sua arma em qualquer local. Assim como, defende que atos isolados sejam julgados individualmente, com a punição adequada a cada caso.

“Continuaremos atuantes e atentos as pautas que sinalizem, mesmo que minimamente, violar os direitos de nossa categoria. Entendemos os motivos que levaram a propositura deste PL. No entanto, acreditamos que esse não é o caminho mais adequado para somar com a segurança pública de nosso Estado. Cada vez mais será necessário trabalhar em medidas que proporcionem a segurança e qualidade de vida daqueles que garantem a segurança de nossa sociedade, e não o contrário. Não vamos acompanhar inertes a nenhuma violação de nossos direitos, já existem meios legais de fiscalizar e coibir condutas inapropriadas de agentes da segurança, que não seja a proibição de portar sua arma”, finalizou o presidente do SINPOL/AC.